Logo A3EM
Fachada da A3EM

CONHEÇA A A3EM

A A3EM, fundada em 12 de outubro de 1942, é a entidade que congrega os antigos alunos da tradicional Escola de Minas de Ouro Preto, tendo sido criada nos mesmos moldes das associações de antigos alunos de instituições europeias (associações “alumni”, por exemplo). Com o propósito de fortalecer os laços entre gerações de engenheiros formados pela Escola de Minas, a A3EM promove o intercâmbio de experiências, o apoio mútuo e a preservação das tradições acadêmicas e culturais da Instituição. A sua primeira Diretoria foi composta pelos Antigos Alunos:

  • Presidente: Prof.José Barbosa da Silva – Diretor da Escola de Minas;
  • Vice Presidente: Prof.Joaquim Ribeiro de Oliveira;
  • 1° Secretário: Prof.Paulo Andrade Magalhães Gomes;
  • 2° Secretário: Prof.Antônio Pinheiro Filho;
  • Orador: Prof. Francisco Saturnino de Brito Filho;
  • Bibliotecário: Eng.José Pedro Xavier da Veiga;
  • Conselho fiscal com membros Efetivos: Eng.Francisco Antônio Lopes, Prof.Moacyr do Amaral Lisboa e Eng.Amadeu Barbosa.

A aprovação do seu estatuto ocorreu em 1944, com então Presidente da Associação o Prof.Joaquim Ribeiro de Oliveira e, após alterações sucessivas, foram definidos os seus objetivos. Tem sido um importante elo de ligação entre a academia, e o setor mineral e o industrial, incentivando eventos, publicações, encontros técnicos e ações em prol da valorização dos engenheiros e da tradição da Escola de Minas. O seu papel vai além da confraternização: representa, também, a continuidade de uma identidade profissional e institucional forjada no rigor técnico, na ética e na paixão pela engenharia.

Com a rigidez que se impõe pelos seus dispositivos estatutários e com a seriedade que sempre marcou as iniciativas da comunidade Emopiana, a A3EM tem se envolvido, decisoriamente, desde a sua fundação, em questões cruciais para a engenharia e, recentemente, a partir de 2008, também para a arquitetura brasileira. Dentre essas questões podem ser citadas: criação da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, na década de 1960, mais precisamente em 1969; fundação das Sociedades dos Ex-alunos da Escola de Minas (SEMOP’s) como núcleos de representação da Associação, os seus braços regionais, primeiramente em Belo Horizonte/MG – SEMOP BH e Vitória – SEMOP ES, e, atualmente, em diferentes locais do Brasil; manutenção e conservação, em sua Sede, de importantes documentos históricos; realização anual dos eventos tradicionais comemorativos do aniversário de fundação da Escola de Minas, destacando o tradicional “Baile do 12”; aquisição de modernos equipamentos para os laboratórios da Escola de Minas e outras inúmeras e importantes ações. Participou, também, de forma ativa e com grande sucesso junto ao governo federal, das tratativas para a construção de edifícios para a Escola de Minas, de uma casa para os estudantes e professores, de melhoramento do aeroporto e da construção da rodovia asfaltada de ligação – Belo Horizonte – Ouro Preto.

Ainda como uma grande e importante ação, merecem destaques os movimentos de um grupo de antigos alunos da Escola de Minas, à frente da A³EM, para a criação da Fundação Gorceix – FG. Essa Fundação, cuja criação foi lançada pelo Engº Amaro Lanari, tinha como principal objetivo o de apoiar a Instituição que estudou.

Esses movimentos levaram, em 18 de abril de 1960, à lavratura da Escritura Pública de Constituição da Fundação Gorceix, em Sessão Solene na Escola de Minas, com a presença de ilustres personagens políticos da época, inclusive do Presidente da República Juscelino Kubitschek, de representantes da Confederação Nacional das Indústrias – CNI e de grandes empresas metalúrgicas, siderúrgicas e de mineração.

Assim, foi criada a Fundação Gorceix, com iniciativas da A3EM, como uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que até a data atual mantém um lugar de destaque em pesquisa científica e tecnológica, de assistência social, de educação, de cultura e de incentivo a atividades voltadas para o desenvolvimento industrial brasileiro, priorizando, em seus diversos projetos contratados, a participação de professores e alunos da Escola de Minas de Ouro Preto.

Com fortes sentimentos de carinho e de agradecimento, parte do discurso do Engº Amaro Lanari, no dia de inauguração da Fundação Gorceix, reflete a importante ação da A3EM e da existência da Fundação - FG:

“É sagrado e intocável o que existe
em Ouro Preto de recordação do
seu passado glorioso de metrópole
dos mineradores, dos tempos de Gorceix
e seus primeiros sucessores, sem que isso
signifique que a cidade, reservado o
monumento nacional, não possa
crescer e abrigar, condignamente,
os mestres e estudantes de minas.
O que venho sugerir, porém, é de outro estilo.
É como se fora uma fração de cidade
universitária, criada e mantida por uma
fundação – a Fundação Gorceix".

Amaro Lanari
Fonte: site.gorceix.org.br/historia

Finalidades da A3EM (segundo o Estatuto de 2025):

a) Manter estreitos laços entre a Escola de Minas da UFOP e seus Antigos Alunos;
b) Defender os interesses e tradições da Escola;
c) Contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos existentes;
d) Promover o espírito de cooperação e fraternidade entre os seus antigos alunos;
e) Apoiar as festividades e comemorações do aniversário de fundação da Escola de Minas - EM;
f) Promover eventos, sessões solenes, encontros, confraternizações;
g) Indicar, anualmente, um antigo aluno para ser laureado;
h) Escolher orador anual das festividades; i) Manter intercâmbio com as SEMOPs;
j) Promover e apoiar eventos nas áreas de engenharia;
k) Defender os interesses dos engenheiros e arquitetos urbanistas;
l) Apoiar antigos alunos em suas atividades; m) Apoiar valores culturais e históricos de Ouro Preto.

Sede da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas

A sede social da A3EM está situada à Rua Henri Gorceix nº 96 - 35400-006, em Ouro Preto.

Curiosidade

O ano social da A3EM começa no dia 13 de outubro e termina em 12 de outubro do ano seguinte.

Representação institucional

A A3EM é filiada à *FEBRAE, com representantes no CREA-MG e na Fundação Gorceix.

Conexão com os antigos e atuais alunos

A A3EM mantém relação com repúblicas estudantis, SEMOPs (em todo o Brasil e fora dele), organiza o Baile do Doze, promove mentorias, campanhas e oferece serviços à comunidade EMOPIANA.

Gestão Atual período 2021 - 2025

Hoje, a Associação, com uma Diretoria composta por 8 (oito) antigos alunos - Engº de Minas José Luiz Amarante Araújo – Presidente, juntamente com os engº Paulo Pires, Waldemar Coelho, Patrícia Schettini, Lúcia Paixão, Paulo Furtado, Bráulio Araújo e Sérgio Botelho, continua caminha, tendo como base o seu estatuto, definindo objetivos e metas para dar continuidade ao legado deixado por Gorceix de “conservar intenso amor pela Escola de Minas entre os seus Antigos Alunos”.

É a A3EM e os antigos alunos se fundindo e, com ações contínuas, reforçam o sentimento de pertencimento e orgulho por ter passado pela Escola de Minas.

Cum Mente et Malleo

Viva a Escola de Minas!